Secretarias Municipais discutem ações de combate aos escorpiões


Por Alessandro / 10 de outubro de 2018

Aconteceu nesta terça-feira (09), na Secretaria Municipal de Saúde, uma reunião integrada com representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Serviços Públicos. A Diretoria de Vigilância em Saúde e as coordenações de Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental, Endemias e Serviço de Zoonoses também participaram do encontro.

Durante a reunião foram discutidas as ações integradas de combate e controle ao escorpionismo. De acordo com a diretora da Vigilância Saúde, Ana Maria Ferraz, uma das decisões tomadas foi a parceria com a Operação Cata Bagulho da coordenação de limpeza pública. “Além disso, serão realizadas investigações por parte da Secretaria de Meio Ambiente no tocante aos descartes indevidos e inadequados feitos pela população em áreas de preservação como Horto Florestal, Serra do Periperi e outros”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Saúde já está programando um momento para treinamento teórico e prático a ser realizado com os parceiros. Ana Maria Ferraz explicou que o objetivo é aumentar as capturas de exemplares de escorpião através das ações da parceria “fortalecendo o combate, controle e ampliando os estudos em relação às espécies encontradas. Posteriormente a Secretaria de Saúde pretende estender as parcerias com universidades e outras secretarias municipais, como a de Obras, por exemplo”.