PRF resgata 14 pássaros silvestres durante fiscalização na BR-116


Por João Melo / 16 de setembro de 2018

Quartorze pássaros silvestres foram apreendidos durante fiscalização na BR-116, próximo ao povoado de Pé de Galinha, em Vitória da Conquista (distante a 527 km de Salvador). Entre as aves encontradas estavam espécies conhecidas popularmente como papa-capim, coleira, cardeal, trinca-ferro e azulão. Os responsáveis foram autuados por crime ambiental.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os primeiros animais foram localizados depois que os agentes avistaram gaiolas penduradas em duas residências às margens da rodovia.

No primeiro flagrante, ao ser questionada sobre um pássaro preso na gaiola, a moradora confirmou que na casa havia outras aves. Após autorizar a entrada dos policiais, foram encontrados nove animais, entre eles espécies como cardeais, trinca-ferro e coleirinha. Ela informou que as aves pertenciam a seu genro.

Em outro imóvel, os PRFs encontraram mais cinco aves presas em gaiolas. Neste segundo flagrante, o morador, um homem de 40 anos, informou que só havia um pássaro com ele. Porém, no interior da residência, os agentes encontraram mais quatro animais.

As aves apreendidas foram levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Vitória da Conquista. Os responsáveis responderão na Justiça por crimes previstos na legislação ambiental.