Políticos baianos lamentam a morte de Sigmaringa Seixas


Por João Melo / 26 de dezembro de 2018

O ex-deputado faleceu em São Paulo, aos 74 anosPolíticos baianos lamentaram, ontem, a morte do advogado e ex-deputado federal Luiz Carlos Sigmaringa Seixas, que faleceu em São Paulo, aos 74 anos. O ex-governador da Bahia e senador eleito Jaques Wagner (PT) disse que o jurista era um “ser humano exemplar”. “Com muita tristeza, eu e Fátima [Mendonça, esposa de Wagner] recebemos a notícia da morte do querido amigo Sigmaringa Seixas, o nosso Sig. Ser humano exemplar na disposição permanente de ajudar ao próximo e, particularmente, a todos os amigos. Nosso fraterno abraço à Marina e a toda família”, disse o petista, em conta na rede social Twitter.

O vice-governador da Bahia, João Leão (PP), lembrou que conviveu com Sigmaringa Seixas na Câmara de Deputados. “Como jurista e como deputado federal, teve uma trajetória marcada pela defesa da justiça, dos direitos humanos, da liberdade e da democracia, iniciada ainda nos tempos de ditadura. Meus sinceros sentimentos a toda família nesse momento de dor e consternação. O Brasil perde um homem integro e comprometido com a democracia e com o país”, postou também no Twitter.

O deputado federal Benito Gama (PTB) também lamentou a morte do advogado. “O Brasil perdeu hoje um grande brasileiro: Sigmaringa Seixas, advogado, membro do Congresso Nacional, grande e leal amigo de todos os momentos. Deixa um legado de carinho, respeito e amizade a todos que conviveram com ele. Muito triste. Que Deus o receba como ele merece”, escreveu na mesma rede social.

Sigmaringa Seixas foi eleito deputado federal para a Assembleia Nacional Constituinte de 1987, pelo PMDB. Também foi filiado ao PSDB e, até o ano passado, estava no PT. Em 1994, o advogado foi candidato ao Senado pelo PSDB, mas não foi eleito. O jurista ficou conhecido por defender presos políticos e estudantes durante a ditadura militar. Sigmaringa estava internado no Hospital Sírio-Libanês, onde fez transplante de medula para combater uma mielodisplasia – um tipo de falência da medula óssea na produção de células. O corpo de Sigmaringa Seixas será sepultado em Brasília.