Ex-prefeito Gildásio Cairo recebe homenagem póstuma em sessão especial


Por Editor / 9 de setembro de 2010

 
 
 
 

A Câmara Municipal realizou, nesta quarta-feira (8), sessão especial em homenagem ao ex-prefeito de Vitória da Conquista, Gildásio Cairo dos Santos. A sessão foi uma iniciativa do mandato da vereadora Lúcia Rocha (DEM) e presidida pelo presidente da Casa, vereador Gildásio Silveira (PT), que afirmou “que a sessão realizada pela Câmara foi o reconhecimento pelos importantes serviços prestados por Cairo a Conquista”.
Histórico – Gildásio Cairo nasceu no dia oito de setembro de 1916 no município de Ituberá, interior da Bahia. Filiado ao Partido de Representação Popular, candidatou-se a vereador em 1954, sendo derrotado nas urnas. Em 1958 candidatou-se novamente a vereador pelo Partido Social Democrático, elegendo-se como o segundo mais bem votado.
Na Câmara Municipal foi um vereador atuante, exercendo seu mandato à serviço da população conquistense. Em 1976 Gildásio foi candidato a vice-prefeito na chapa de Raul Ferraz, vencendo as eleições. Com a candidatura de Raul Ferraz a deputado federal, em 15 de maio de 1982 Gildásio assumiu a Prefeitura de Vitória da Conquista, cargo que ocupou até 31 de janeiro de 1983, quando deu posse ao novo prefeito eleito, José Pedral Sampaio.
Durante o período em que foi prefeito, demonstrou enorme capacidade administrativa. Melhorou as estradas do interior do município, pavimentou a praça do povoado de Bate Pé, construiu diversas aguadas e cisternas na zona rural e investiu em infraestrutura e iluminação pública em diversas ruas da cidade. Gildásio Cairo faleceu no dia 24 de junho de 1997 e deixou para a família, amigos e admiradores um legado de trabalho, honestidade, empreendedorismo e solidariedade.

Importância histórica e política de Gildásio Cairo – A vereadora Lúcia Rocha, autora da sessão, destacou a importância histórica e política do homenageado. Segundo a parlamentar, Cairo sempre cultivou respeito pelos que o acompanharam em sua vida, principalmente na carreira política, que foi marcada pelo trabalho social. “Era um homem de caráter honesto e honrado, que trilhou os caminhos do poder, sem se deixar contaminar”, disse.
Rocha afirmou que Gildásio Cairo foi um homem de notáveis realizações, e a sessão especial “foi uma demostração de que os caminhos trilhados pelo homenageado jamais serão esquecidos”. A vereadora destacou as obras realizadas por Cairo enquanto prefeito, mandato que foi marcado pelo trabalho e generosidade.  “Que o exemplo dele seja seguido por todos, na promoção da dignidade humana, correspondendo com justiça à confiança creditada pelo povo”, declarou.

Ramaldes Rocha, ex-vereador, também destacou a importância de Gildásio Cairo para o desenvolvimento de Vitória da Conquista e parabenizou a vereadora Lúcia Rocha, por ter sido a autora da sessão. “Esta homenagem significa muito para nós que fomos amigos de Gildásio, bem como para sua família”, declarou, salientando que Cairo deixou um legado de honestidade, solidariedade e empreendedorismo.

Segundo a Irmã Vilma, diretora do Lar Santa Catarina de Sena, o homenageado sempre foi solidário com as causas sociais. Destacou que o terreno onde o Lar Santa Catarina de Sena está construído foi doado por Cairo. “O amor infinito de Gildásio, traduzido em doação, são méritos incalculáveis”, disse.

Hérzem Gusmão, radialista, prestou homenagem à família Cairo, que teve, segundo ele, grande participação na história do crescimento e desenvolvimento de Vitória da Conquista. Destacou que muitos bairros da zona oeste da cidade foram criados por Gildásio Cairo. “Ele foi sem dúvida um exemplo para todos nós”, afirmou.

O ex-vice prefeito de Conquista, Clóvis Flores, afirmou que o homenageado foi uma das figuras mais ilustres da história conquistense. Flores fez um resgate da história de Cairo, destacando que seus filhos tornaram-se pessoas bem sucedidas. Sobre a gestão de Cairo como prefeito, Flores afirmou que foi um dos marcos do desenvolvimento da cidade. “É uma justa homenagem”, declarou.

Último a discursar, Ubirajara Ramos Cairo, filho do homenageado, afirmou que Gildásio Cairo foi um homem simples, solidário e ligado à família. Ubirajara Cairo destacou a trajetória política de Gildásio Cairo, especialmente suas gestões enquanto vereador. “A sua lembrança está na mente e coração dos conquistenses”, declarou, agradecendo a vereadora Lúcia Rocha pela iniciativa em realizar a sessão especial.


   Familiares recebem placa em homenagem a Gildásio Cairo