Derivados do leite vendidos sem muito critério nas feiras de Conquista


Por Editor / 9 de março de 2016

JOÃO MELO

iogurte-caseiro-f8-7945

AMBULANTES em feiras livres de Vitória da Conquista continuam comercializando produtos perecíveis como iogurte, manteiga e queijo, com o prazo de validade já perto de ser esgotado. Esta prática vem ocorrendo livremente na cidade e os médicos alertam que os produtos podem causar infecção intestinal, diarréia, desidratação e até mesmo levar a morte. Todos estes alimentos deveriam ser postos a venda sob refrigeração, como ocorre em supermercados e mercadinhos de bairros.

Nas feiras livres, principalmente Ceasa do Centro da cidade e do bairro Brasil, estes produtos são comercializados muitas vezes sem a higiene necessária. O perigo, entre os derivados de leite, após horas de exposição ao sol escaldante, é enorme. Para se contrair a intoxicação alimentar nas altas temperaturas, é muito fácil, segundo alerta de nutricionistas em contato com o conquistanews.

 No calor, a alta temperatura é ideal para a formação de bactérias e micro-organismos que podem causar infecção intestinal, diarréia e desidratação. Contaminação alimentar é um perigo para o ser humano. Na cidade, muitas pessoas acabam comprando o iogurte, por exemplo, alegando que nos supermercados o produto é muito caro. A maioria adquire, sem receio de prejudicar a saúde.