Começa hoje em Conquista a 13ª Edição de Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia


Por Alessandro / 23 de março de 2017

Começa nesta quinta-feira, 23, à Vitória da Conquista o Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia. As performances artísticas acontecem até sexta-feira, 24, a partir das 17h, no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura. Nesta 13ª edição, as mulheres são as grandes homenageadas.

Pela primeira vez na cidade, o Festival traz 16 atrações. As mulheres serão as protagonistas, fazendo apresentações solos e em grupos ou dividindo a cena com parceiros masculinos.  E os rapazes farão mais do que bonito – O Grupo Barlavento vai cantar um repertório especial com personagens femininos nas canções; Guy Roberts vai cantar canções que somente falem de mulheres ou que tenham sido compostas por elas, e o Homem-Banda, Bernard M. Snyder, que é diretor artístico do Festival, vai apresentar canções originalmente interpretadas por mulheres.

Apresentações de contorcionismo, malabarismo, dança, clown, poesia, música, rap e hip hop e beatbox fazem parte do Festival que, além dos brasileiros, trazem artistas da Argentina, Chile, Uruguai, Alemanha, Rússia, Itália, Reino Unido e Bélgica. O Festival já passou em Salvador e Jequié, e depois daqui segue para Madre de Deus.

O Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia foi criado há 15 anos e em 2016 foi novamente selecionado para mais três edições no estado (2017, 2018 e 2019) pelo Edital Eventos Calendarizados com Apoio Financeiro do Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura e da Secretaria da Fazenda do Governo do Estado da Bahia.

A 13ª edição tem apoio financeiro do Governo do Estado, e, em Vitória da Conquista, o evento contará com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Bernard M. Snyder, o diretor artístico do Festival, nos concedeu entrevista e se apresentará tocando bateria, violão, gaita e cantando ao mesmo tempo.

Bernrd, alemão de origem e baiano de coração, disse: “Este ano estamos apresentando a primeira edição com tema, e o que seria melhor do que uma celebração homenageando as mulheres? As artes de rua estão crescendo a cada ano mais, no mundo inteiro tem festivais de artistas de rua, e hoje em dia muitas mulheres representam o aspecto feminino neles. É uma honra e um prazer para nós poder contar com um número tão alto de performances maravilhosas de artistas femininas, e os poucos homens que participam do evento este ano apresentam shows em homenagem às mulheres”.

Tina Rocha, Secretária de Cultura de Vitória da Conquista, disse: “É muito importante o contato dos artistas daqui com os artistas de outros lugares, e para a população também, as crianças, as famílias, vai ser um momento de congraçamento de arte lá no Glauber Rocha, isso é muito importante para a cultura aqui em Vitória da Conquista”.

Acompanhe o vídeo deste fantástico artista.