CAMPANHA AGOSTO DOURADO MIRA CONSCIENTIZAÇÃO DA AMAMENTAÇÃO


Por Alessandro / 10 de agosto de 2018

Que o leite materno é o melhor e mais rico alimento que a criança deve receber até os seis meses de vida, grande parte da população sabe. Porém, é preciso que seja feito sempre o reforço das informações quanto aos benefícios que esse alimento proporciona para mães e bebês. Essa é o objetivo do Agosto Dourado, que este ano tem como lema: “Amamentação é a base da vida”.

Desde o ano de 1992, entre os dias 1 e 7 de agosto, é realizada a Semana Mundial da Amamentação, ma,s somente em abril de 2017, o Congresso Nacional instituiu, por meio da Lei nº13.435, que agosto seria o mês do aleitamento materno, sendo representado pela cor dourada, que está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. A estratégia da ação é promover e conscientizar a população sobre a importância da amamentação, tanto para as crianças como para as mães e gestantes.

O aleitamento materno traz benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê, oferecendo todos os nutrientes que a criança precisa na quantidade exata, garantindo crescimento e desenvolvimento sadios, proporcionando benefícios que perduram até a vida adulta.

Segundo especialistas, a amamentação exclusiva até os seis meses, sem a oferta de água, por exemplo, previne doenças e reduz a mortalidade infantil. Crianças alimentadas com leite materno até 2 anos também desenvolvem, em média, mais inteligência, e têm maior escolaridade e renda.

Ao longo da campanha do Agosto Dourado, os profissionais de saúde deverão reforçar o incentivo ao aleitamento materno no pré-natal, nas maternidades, no atendimento médico, no acompanhamento da primeira semana de vida da criança e em outras atividades de rotina dos serviços de atendimento.

Programação

Em Vitória da Conquista, as atividades de conscientização sobre a amamentação serão realizadas pelo Banco de Leite do Hospital Municipal Esaú Matos. A programação foi aberta no dia 3 de agosto, com uma ação informativa em um estande montado no Shopping Conquista Sul. Já entre os dias 7 e 9, das 8h às 16h, uma equipe do Banco de Leite segue para o distrito de Cercadinho. Na ocasião, será realizada a ação “Educando as futuras gerações para o aleitamento materno”, com oficinas de cordel a respeito do tema para crianças da localidade. A atividade é uma parceria com o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) da Uesb, e o resultado das oficinas será apresentado no dia 22.

Entre os dias 21 e 23, será a vez dos colaboradores da Fundação de Saúde serem envolvidos na programação, com o Treinamento da Iniciativa Hospital Amigo da Criança.

Encerrando a programação, no dia 25 de agosto, acontece “A Hora do Mamaço em Vitória da Conquista”, das 9h às 13h, na Praça Tancredo Neves. O objetivo é sensibilizar a sociedade a respeito da importância e do apoio para o ato de amamentar em qualquer local, seja ele de uso público ou privado. Na programação estão serviços de saúde, como aferição da glicemia, além de pinturas nas barrigas das gestantes, entre outros.

Ainda como parte do “Agosto Dourado”, a UTI Neonatal terá rodas de conversa, às quartas-feiras, e oficinas sobre amamentação. Além disso, discussões sobre o tema serão realizadas com as gestantes do ambulatório do Pré-Natal de Alto Risco (PNAR).