Amanhã será o ultimo dia do mutirão de cirurgias eletivas em Conquista


Por Alessandro / 16 de Maio de 2018

Por Ticiana Cardoso

Começou, nesta segunda-feira (14), em Vitória da Conquista, o Mutirão de Cirurgias Eletivas, programa da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab)Depois de pouco mais de um ano de ação em todas as regiões da Bahia, já foram realizados mais de 14 mil procedimentos cirúrgicos.

Programado para ocorrer entre os dias 14 e 17 de maio, o Mutirão de Cirurgias beneficia a população que necessita de procedimentos que não são emergenciais e podem ser agendados. A meta é realizar dez mil cirurgias até dezembro deste ano. “Identificamos, na Bahia, uma demanda de outras cirurgias que não ofertamos na primeira etapa do mutirão. Por isso, nesta segunda etapa, além das cirurgias de retirada de hérnia, vesícula e útero, por exemplo, ofertaremos também cirurgias de tireóide, com a realização da tireoidectomia, dentre outras”, detalhou o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas.

Na etapa do sudoeste, os municípios contemplados são Anagé, Barra do Choça, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Maetinga, Mirante, Piripá, Planalto, Poções, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo, Tremedal e Vitória da Conquista.

O paciente precisa ser cadastrado no sistema Lista Única pela secretaria municipal para ser atendido na unidade móvel do mutirão, onde fará os exames pré-operatórios. Após passar pela triagem, exames e consulta com o médico, a cirurgia será agendada para data próxima no Hospital Geral de Vitória da Conquista.

O atendimento contemplará crianças e adultos. As cirurgias pediátricas, para pacientes de 4 a 13 anose 11 meses, serão procedimentos de amigdalectomia com adenoide (retirada das amígdalas e das adenóides), hérnias (inguinal, umbilical e epigástrica) e retossigmoidectomia(retirada da bolsa de colostromia). Em jovens e adultos, com idade entre 14 e 65, serão executados procedimentos de vesícula, hérnias (inguinal, umbilical e epigástrica), histerectomia (retirada do útero) e tireoidectomia (retirada da tireoide).  

Pacientes que farão cirurgia de vesícula precisam estar em jejum e pacientes que farão cirurgia de útero deverão levar preventivo (validade de 1 ano) e o exame Beta HCG.

O atendimento será das 7 às 18h. O paciente deve levar RG, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS, e exames de sangue: Hemograma completo, TP, TTPA, Ureia, Creatinina e Glicemia em jejum. A unidade móvel ficará no Estádio Lomanto Júnior (Lomantão).