PROJETO QUINTAS DE MAIO COMEMORA MAIS UM ANO DE MUITA MÚSICA


Por Alessandro / 16 de Maio de 2018

Neste mês de maio, o projeto cultural Quintas de Maio está completando 13 anos desde a sua primeira edição. Com o objetivo de promover o resgate e a conservação do patrimônio artístico e cultural da nossa região, este projeto desde a sua primeira edição, quando ainda se intitulava “Todos os Cantos”, obteve o imediato reconhecimento das esferas pública, privada e das comunidades envolvidas. O projeto arrojado, estrelado pelo músico Vadinho Barreto, revela e resgata talentos musicais e multiculturais, busca incentivar o desenvolvimento sociocultural e econômico das comunidades envolvidas, gerando inclusão social através da produção musical e artística em Vitória da Conquista.

Realizado desde o ano de 2003, no município de Vitória da Conquista e cidades circunvizinhas, o Quintas de Maio já faz parte do calendário obrigatório da região sudoeste da Bahia. O evento contribui para o desenvolvimento da região em que atua, revela valores e forma cidadãos por meio da inclusão cultural e dos benefícios gerados pelo fomento e produção artística.

décima quarta edição do Quintas de Maio, que teve início em março, se estenderá por todo o ano. Mas, neste mês de comemoração, terá programação especial. “Para celebrar o momento, estamos preparando uma surpresa durante a realização do Quintas de Maio na Praça, que é em parceria com a Prefeitura de Vitória da Conquista. Teremos o show de Lan Caster, Forró Baião de Dois, Antônio Aparecido, Carlão do Acordeão, Rafael Barreto, além de uma atração surpresa, que está vindo de longe”, avisa o idealizador Vadinho Barreto.

Vadinho Barreto, figura conhecida em Vitória da Conquista, se diz um cantador deslumbrado e apaixonado pela cultura nacional. Nasceu em Itabuna, mas adotou Vitória da Conquista como berço natal. Começou a carreira ainda no final da década de 70, quando promovia encontros culturais no Centro de Arte Fulô da Laranjeira, na Paulicéia, em São Paulo. Por lá passaram muitos dos meus parceiros musicais, como Saulo Laranjeira, Paulinho Pedra Azul, Tom Zé, Ednardo, os irmãos Dércio e Doroty Marques, Tavinho Laranjeira, Diana Pequeno, João do Valle, Clodô, Climério, Sá, Guarabyra e outros.

“É uma emoção poder dizer que mais de 500 artistas, desde crianças a artistas já consagrados, passaram pelo Quintas de Maio, um projeto que foi abraçado por todos em Vitória da Conquista.  E, dessas crianças que passaram lá, muitas se tornaram artistas bem sucedidos. Isso me deixa muito feliz e orgulhoso, de poder fazer parte da trajetória deles. E o projeto não é só meu, é de toda cidade, que se beneficia com cultura de qualidade. O projeto começou pequeno, no Teatro Carlos Jeová, e hoje tem essas parcerias importantíssimas com a AABB e também com a Prefeitura Municipal. Agradeço ainda à imprensa, que foi uma grande incentivadora de Quintas de Maio. Só tenho motivos para comemorar. No próximo dia 24 de maio, o Quintas de Maio será homenageado pela Câmara Municipal de Vereadores de Vitória da Conquista em Audiência Pública. Estão todos convidados para participar deste momento, que será marcante, sem dúvida, finaliza o músico.

A apresentação comemorativa do Quintas de Maio na Praça será na próxima quinta-feira, 17 de maio, às 17h, na Praça 9 de Novembro.